01 julho 2005

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"Ce que je n'aime pas dans l'Occident, c'est qu'il fabrique des signes et les refuse en même temps. [...] de quel droit parlerais-je au nom de la vérité? Mais à battre en brèche inlassablement la naturalité du signe; ça oui!" (Barthes: 1981 p.95) Pode encontrar mais sobre os mitos e a semiótica aqui.
Nas sociedades ultra-industrializadas, em que as novas tecnologias reformulam constantemente a noção do real, a nostalgia retoma um novo sentido, em que a saudade dos mitos antigos e dos signos de realidade levam à substituição dos actos mais primitivos e naturais por paliativos sintéticos que oferecem promessas de verdade, objectividade e autenticidade. Hoje ninguém corre: faz jogging; usa-se o elevador ou as escadas rolantes, mas paga-se no ginásio para fazer step; compra-se louça e roupa "manufacturada" por tribos da Amazónia nas lojas Natura... Os simulacros substituem-se à realidade, numa necessidade urgente dos mitos da ancestralidade. "Les modèles ne constituent plus une transcendance ou une projection, ils ne constituent plus un imaginaire par rapport au réel, ils sont eux-mêmes anticipation du réel" - BAUDRILLARD, Jean, Simulacres et Simulations, Paris, Éditions Galilée, 1981.

imagem de Escher

2 Comments:

Blogger Sérgio A. Correia said...

Já não me lembro se o Baudrillard foca esse aspecto, mas tb me parece que, hoje em dia, os computadores constituem já uma espécie de simulacro nas relações humanas...

5:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os simulácros intregram-se na nossa realidade e nós adaptamo-nos constantemente aos seus comportamentos. Novas convenções surgem e torna-se dificil acompanhar o ritmo de evolução das novas tecnologias que, cada vez mais, vai tornando tudo mais robotizado, mais rotineiro e mais mecânico.

Já nas relações humanas.. nota-se um aproximar de uma maior distanciação da pessoa e maior conhecimento sobre a mesma.
Uma sociedade mais fechada e mais informada!

Os meus cumprimentos

André Carita, http://lie.blogs.sapo.pt

2:20 da manhã  

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