28 setembro 2005

media e sociedade consumista

media e sociedade consumista


Algumas citações que apoiam o breve estudo do enredo do filme Fight Club :
.............................
«nós somos, tal como somos, organizados pela agenda pública que se afixa do lado de fora, nos “media”»
in SFEZ, Lucien, Crítica da Comunicação, Lisboa, Instituto Piaget, 1990 (2ª ed., 1994), p.271.

«…les media sont effecteurs non pas de la socialisation, mais juste à l’inverse de l’implosion du social dans les masses. Et ceci n’est que l’extension macroscopique de l’implosion du sens au niveau microscopique du signe. Celle-ci est à analyser à partir de la formule de MacLuhan medium is the message, dont on est loin d’avoir épuisé les conséquences»
in BAUDRILLARD, Jean, Simulacres et Simulations, Paris, Éditions Galilée, 1981, pp. 121-123.

«…cultura pós-moderna sem inovação nem audácia verdadeiras, contentando-se com democratizar a lógica hedonista, com radicalizar a tendência para privilegiar as inclinações mais baixas em lugar das mais nobres … Com o universo dos objectos, da publicidade, dos media, a vida quotidiana e o indivíduo já não têm peso próprio, anexados como se encontram pelo processo da moda e da obsolescência acelerada: a realização definitiva do indivíduo coincide com a sua dessubstancialização, com a emergência de átomos flutuantes esvaziados pela circulação dos modelos e por isso recicláveis»
in Lipovetsky, Gilles, A era do vazio, Lisboa, Relógio d’Água Editores, 1983, pp.99-100.

«tanto na lógica dos signos como na dos símbolos, os objectos deixam de estar ligados a uma função ou necessidade definida, precisamente porque correspondem a outra coisa, quer seja ela a lógica social quer a lógica do desejo, às quais servem de campo móvel e inconsciente de significação. ... A diferenciação pode assumir a forma da recusa dos objectos e da recusa do consumo.»
in BAUDRILLARD, Sociedade de Consumo, Lisboa, Edições Setenta

1 Comments:

Blogger ISABEL Mar said...

Penso que consegui, se não eliminar, pelo menos reduzir o número de comentários spam. Para quem quiser, pode consultar os vários recursos existentes em:
http://help.blogger.com/bin/answer.py?answer=747&topic=23

2:05 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home